sábado, 21 de abril de 2012

Hora da Palavra


Gostaria de compartilhar duas coisas que considero essenciais para o bem viver. O amor e obediência á Deus e a nossos pais é o ensino primordial das escrituras.

O Deus Santo deu ao seu povo de Israel mandamentos que nortearam o relacionamento da pessoa com o senhor e uns com os outros. O amor á Deus, a si mesmo e aos outros capacita-nos á obedecer os mandamentos de Deus e a desfrutarmos dos benefícios da obediência. Quem é esse Deus a quem servimos e quem é o nosso próximo? Descobriremos no decorrer da matéria.

1) NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM
Ampliações: Este mandamento se expande quando é detalhado o que o adorador verdadeiro não faz: “Não faz imagem de escultura”. Esta imagem pode ser tanto de um ser da terra, do céu, de debaixo da terra, destinado a culto de adoração e louvor: Os que confiam no único Deus e nele crêem. Não adoram, não veneram, não cultuam pessoas mortas nem vivas. Os Cristãos fiéis seguidores de Cristo reconhecem e crêem em Deus e em seu filho Jesus. (Jo. 6:29) (Jo. 5:23,24,26)
Honram e temem. (ex. 20:6,7)
O verdadeiro adorador se desvia da falsa adoração, evita colocar acima de Deus qualquer pessoa ou coisa deste mundo. Quando os nossos valores estão trocados, tudo o mais estará ferido de morte. A pessoa pode ser tão infeliz quanto quiser. Você pode com o poder de Deus, a ação do Espírito Santo: Arrepender-se do pecado de ser um adorador misto, equivocado (a), idolatra. Reconhecer ao único Deus verdadeiro e a seu filho Jesus, como verdadeiro Deus e Senhor do universo, (I Tm. 2:5). Desbancar os ídolos que elegemos em nosso coração (pessoas e coisas). (Lc. 21:34). Vigiar para que o nosso louvor não seja só de boca e sim de coração. O nosso Deus é Santo e justo, seus adoradores são santificados pela fé.

2) HONRA TEU PAI E TUA MÃE
“Quem é o meu próximo”? Certa vez alguém querendo se justificar perguntou a Jesus: As pessoas que estão mais próximos de nós, estas são nosso próximo? Pessoas que estão ligadas por parentesco, localidade geográfica, igreja, trabalho, etc. É ordenado por Deus que amemos as pessoas e as preservemos do jeito que gostamos de ser amados e preservados. Cuidar de pai e mãe. Honrar tem implicações sérias que o Senhor dá muita importância. Você já se perguntou por que geralmente quem é filho nasceu com a capacidade de um dia ser pai ou mãe? Creio que é para vivermos de experiência a sermos tratados como nós tratamos nossos pais.
Honrar é cuidar, é amor. (ITm. 5:8)
Honrar é suprir, estar presente, ligar, visitar, passear juntos.
Você honra seus pais? É o primeiro mandamento com promessa. Vida longa é prometida a quem obedece aos pais.

Honrar a Deus e amá-lo é o dever de todo homem. A verdadeira adoração é aceita por Deus. A falsa adoração acontece quando incluímos outras pessoas em nosso culto e Deus a rejeita. Você presta culto a Deus? Você tem outros deuses? Se você anseia agradar a Deus deve tirar os ídolos e dedicar sua adoração só a Deus. Não podemos amar a Deus e odiar o nosso próximo. Honrar os pais é jeito simples de andar na luz.

Lembre-se: honrar é respeitar, obedecer, zelar, cuidar, amar. Nosso relacionamento com Deus e com as pessoas só será possível se houver em nós o amor de Deus. Peça a Jesus Cristo que entre em sua vida e liberte você!





Pr. Abraão Secundino

Nenhum comentário:

Postar um comentário