sexta-feira, 11 de maio de 2012

As pedras e o Vaso


Um professor de ciências, para demonstrar um determinado conceito aos seus alunos, pegou um vaso de boca larga e colocou dentro dele algumas pedras grandes, e perguntou aos seus alunos:
- Está cheio?
Unanimemente responderam:
- Sim
O professor continuou a experiência pegando um balde cheio de pedregulhos e virou as pequenas pedras dentro do vaso de boca larga. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Novamente o professor perguntou aos seus alunos:
- E agora, está cheio?
Alguns hesitaram, mas a maioria respondeu:
- Sim, está cheio.
O professor então pegou uma lata cheia de areia e começou a derramá-la dentro do vaso. A areia então preencheu os espaços vazios entre os pedregulhos.
Pela terceira vez o professor perguntou:
- Então, está cheio?
A maioria dos alunos se mostrou receosa de dar uma resposta, mas novamente muitos responderam:
- Sim, agora está cheio.
O professor, então, pegou um jarro de água e jogou-a dentro do vaso. A água saturou a areia e se acomodou. E, então o professor fez uma nova pergunta aos seus alunos:
- O que você puderam refletir e tirar de aprendizado desta experiência?
Um jovem e atuante aluno levantou a mão e respondeu:
- Não importa o quanto a agenda da nossa vida esteja cheia, sempre conseguiremos espremer mais coisas para dentro dela.
- Não - respondeu o professor - o ponto a refletir é que, a menos que você coloque as pedras grandes em primeiro lugar dentro do vaso, dificilmente conseguirá colocá-las lá dentro depois. As pedras grandes são as coisas importantes de sua vida: sua espiritualidade, sua família, namorados(as), seus amigos(as), seu crescimento pessoal e profissional. Se você preencher sua vida somente com coisas "pequenas", como demonstrei com os pedregulhos, com a areia e a água, as coisas realmente importantes nunca terão tempo nem espaço em suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário