quinta-feira, 19 de julho de 2012

4 ANOS DEPOIS, INTERNET GRATUITA PROMETIDA PELO PREFEITO DE CAMOCIM, NUNCA FOI IMPLANTADA

ALGUÉM MENTIU (DE NOVO) PARA O POVO
SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO GARANTIU
 QUE LICITAÇÃO ESTAVA SENDO
 FEITA EM JUNHO DE 2008
Tauá é o primeiro município do Estado em tecnologia digital. O Projeto Cidade Digital implantado pela Prefeitura Municipal de Tauá aparece em 17º lugar no Índice Brasil de Cidades Digitais, com 366 pontos, sendo a primeira do Estado do Ceará. O Programa Cidade Digital, iniciado em 2006 pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Ministério das Comunicações, transformou a cidade quanto à inclusão digital. O acesso gratuito é disponibilizado pela rede sem fio de Internet, que cobre todo o Município com 25 hotspots (uma espécie de ponto de acesso). O mesmo projeto foi anunciado para Camocim, pelo Prefeito  Chico Vaulino (PP), ainda no início do ano de 2008. Em junho do mesmo ano, o assunto foi relembrado na caixa de comentários do blog, referente novamente a uma matéria sobre Tauá. Sobre o anúncio feito em Camocim, a leitora Fernanda comentou: "Quando foi anunciado internet gratuita em Camocim na Rádio Jangadeiro, eu fiz uma besteira sem tamanho: eu acreditei...ainda vai?"
Além da Fernanda, outro leitor do Blog, de nome Fernando Veras 2003, fez o seguinte comentário: Essa Internet gratuita chegou a ser divulgada aqui em Camocim e até agora nada. Ficou por uma "péinha" de nada. Espero que saia mesmo, porque do preço que a Telemar cobra pelo Velox não dá nem pra meio por cento da população ter acesso à Internet.
Logo após esses dois comentários, chegou um que teria vindo para esclarecer a situação. Ele foi enviado pelo então Secretário de Educação da época, o Professor José Augusto de Carvalho Júnior, que disse (segue trechos): 
"...O projeto tem recursos garantidos, com uma linha de financiamento do BNDES disponível e já deveria ter sido executado e só não o foi por uma preocupação técnica que tivemos. O projeto original era para ser executado utilizando fibra ótica, entendo que internet sem fio (wireless), o Secretário da Gestão Administrativa pediu a nossa assessoria nesse assunto, para consultar o BNDES sobre a possibilidade de mudarmos o projeto, e essa consulta demorou bastante, o parecer técnico do Banco só saiu a um mês, agora estamos em fase de licitação. O provedor municipal será gratuito e oportunizará aos cidadãos do nosso Município esse benefício legítimo da inclusão digital. Vamos aguardar o que o futuro próximo nos reserva. Abraço a todos".
Prestem bem atenção no que disse o Secretário de Educação nos seguintes pontos: "...O projeto tem recursos garantidos, com uma linha de financiamento do BNDES disponível...", "...parecer técnico do Banco só saiu a um mês (no caso tinha saído em maio de 2008), "estamos em fase de licitação (em fase de licitação desde junho de 2008?)". 
Deu para entender a coisa? Estamos falando de algo que foi anunciado no início de 2008, e que, segundo palavras oficiais do Secretário de Educação, o recurso já estava garantido, o parecer técnico aprovado e a licitação em andamento. Agora fica a pergunta que nunca ofende? Cadê a internet gratuita Prefeito Chico Vaulino? Nos diga pelo menos onde o senhor enfiou o recurso federal enviado pra isso? Enquanto isso, o povo de Camocim vive excluído do mundo digital, sendo que apenas uma pequena fatia da população tem acesso à realidade do município através da internet. Por outro lado, a grande maioria, vive ainda acreditando em mentiras como essa, anunciadas de forma oficial, em alto e bom som. Detalhe: O Secretário Augusto Júnior faleceu 3 anos depois dessa garantia dada por ele, em defesa do prefeito, sem nunca ter acessado a tal internet gratuita de Camocim. Aliás, esse assunto é proibido na prefeitura. O "diacho' é esse arquivo (AQUI) do Camocim Online. Que tal o MP procurar saber onde foi parar a verba destinada para o tal projeto? Afinal, se meu "ralo" saber não me trai, esse dinheiro é do povo da Camocim. Ou não? 

Fonte: Camocim Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário