terça-feira, 17 de julho de 2012

Pílula contra mau humor, batom que emagrece: veja novidades inusitadas para saúde e beleza

Gloss inibidor de apetite tem açúcares da framboesa que controlam a fome Foto: Divulgação
Que tal um batom que te ajuda a não sair da dieta? Ou um exame de sangue que consegue identificar doenças antes mesmo que elas surjam? Embora inusitadas, essas e outras novidades para melhorar a saúde ou a aparência são fruto de anos de pesquisa em laboratórios de todo mundo.
— Agora é possível revelar como está o organismo, em comparação ao que deveria ser. Assim, o paciente pode mudar hábitos e prevenir lesões e doenças — explica o bioquímico Alexandre Cosendey, que levou 20 anos para criar o exame de sangue que “prevê o futuro da saúde”.
Outro teste, feito pela saliva, é capaz de criar a dieta perfeita com base no genótipo (material genético herdado dos pais) de cada um. O exame diz quanto de carboidrato (massas), gordura e proteínas o paciente deve comer.
— Além disso, ele é capaz de apontar que estilo de vida seguir, de quantas em quantas horas comer, que exercícios praticar — afirma o endocrinologista Tércio Rocha.
Há um mês, a administradora Karla Kretzmann, de 40 anos, começou a seguir as orientações recebidas após o exame de saliva. Os resultados, segundo ela, são melhor disposição física e uma vida de bem com a balança.
— O exame é super detalhado e me deu orientações importantes, como trocar a musculação pela corrida e evitar alimentos com cafeína e farinha — comemora.
A tecnologia a serviço da saúde também se estende à beleza. Um rímel com células-tronco estimula o crescimento dos cílios. Criado por cientistas coreanos, ele também ajuda pacientes com câncer que podem ter queda dos pelos dos olhos após o tratamento com quimioterapia.
No setor de cosméticos, os lançamentos são ainda mais ousados e movimentam um mercado que já é o terceiro maior do mundo. Apenas EUA e Japão consomem mais produtos de beleza do que o Brasil. No 7 Congresso Internacional de Farmácia e Cosméticos, que acabou na semana passada, em São Paulo, as novidades iam de caneta antiestria à pílula contra os cabelos brancos.
Mas é preciso tomar cuidado: muitos itens precisam de receita médica, pois têm contraindicações.
— Um dos mais recentes cosméticos anunciados no mercado, o chiclete da beleza enriquecido com silício, apesar de doce não pode ser usado indiscriminadamente. Só depois dos 25 anos é que a pele começa a perder o nutriente — afirma dermatologista da clínica Priméra, Pietra Martini.
Em excesso, o produto pode até causar cálculos renais, explica a especialista.
Conheça algumas novidades:
O QUE É QUE A SALIVA TEM?
- Exames feitos com a saliva podem desvendar o melhor tipo de dieta para cada pessoa, com a proporção diária exata de gorduras,
carboidratos e proteínas que se deve comer. A saliva também aponta a melhor atividade física e o estilo de vida mais adequado a cada um. Da boca também vem a dosagem hormonal mais precisa do organismo. Sua análise pode descobrir problemas que o exame de sangue não consegue ver.
AJUDA QUE CAIU DO CÉU
- Um creme feito a partir das fezes do rouxinol promete melhorar a aparência da pele, deixando-a mais jovem. O produto é inspirado em um hábito antigo das gueixas japonesas, que usavam cocô de passarinho para deixar a pele mais bonita. Segundo os sites internacionais, o ator Tom Cruise é um dos adeptos da técnica.
XÔ MAU HUMOR!
- Um comprimido feito co m substâncias de frutas cítricas exóticas e da baunilha promete melhorar o humor em três horas. A cápsula se dissolve na boca e provoca a liberação de serotonina no cérebro, o que resulta numa sensação de bem-estar, além da redução dos níveis sanguíneos de cortisol (o hormônio do stress).
CANETA CONTRA ESTRIAS
- Promete amenizar o problema das estrias em dias ou até mesmo horas. Em sua composição há açúcares naturais que “tingem” as estrias brancas mudando sua coloração para uma cor idêntica à pele e também extratos de plantas que estimulam a produção de colágeno e reduzem a inflamação no local.
DENTES E CORPO SAUDÁVEIS
- Um simples creme dental, com adição de vitamina D, garante aumentar a imunidade, prevenir câncer, combater a depressão, tratar a osteoporose, prevenir mal de Alzheimer e a Esclerose Múltipla. Como funciona como suplemento, deve ser prescrito pelo médico.
BOCA LINDA, CORPO MAGRO
- Um gloss labial que diminui a fome já está disponível para as gordinhas brasileiras. O produto é formulado – acredite – a partir de
um açúcar extraído da framboesa, que interage com as papilas gustativas da língua e reduz a compulsão alimentar. Os fabricantes
garantem ser um jeito de ficar bonita e conseguir fazer dieta sem sofrimento.
PREVENDO O FUTURO
- Anunciado na semana passada, durante o 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, um novo exame de sangue prevê se o paciente terá doenças como câncer, diabetes, lesões musculares e anemia, através da análise do estresse das células de cada órgão ou tecido do corpo. Assim, as doenças são combatidas antes mesmo de surgirem.
CHICLETE DA BELEZA
- Doce, saudável e ainda te deixa linda. Uma goma de mascar enriquecida com 10 miligramas de silício ativa a formação de colágeno, elastina e fibroblastos – nutrientes que deixam a pele firme e viçosa. O produto também melhora a elasticidade das paredes das artérias, diminuindo o risco de enfarte e derrame. Mas cuidado: o silício também pode provocar cálculos renais. Para mascar o chiclete, peça indicação do seu médico.
SEM CABELOS BRANCOS
- Cápsulas com um antioxidante recém descoberto têm o poder de escurecer gradativamente os cabelos e previnir o aparecimento dos fios brancos. A tecnologia protege ainda contra o envelhecimento precoce.
RIMEL COM CÉLULAS-TRONCO
- Que tal conseguir aqueles cílios dos seus sonhos? Um rímel com células-tronco (aquelas que estão ligadas ao desenvolvimento do bebê na gravidez) estimula o crescimento dos fios. Criado por cientistas coreanos, ele também ajuda pacientes com câncer que podem ter queda de cílios após a quimioterapia.
Extra Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário