segunda-feira, 16 de julho de 2012

Símbolo de poder, "velas" de Granja vão ao chão

Por volta das 10:45h da manhã deste domingo (15), recebi uma ligação de uma leitora do blog, moradora da cidade de Granja, que disse algo inacreditável até então: " - Tadeu, Granja está liberta. O povo derrubou as velas, símbolo da ditadura que sufoca nossa cidade há 45 anos". 
Fiquei incrédulo no primeiro minuto da ligação. Mas logo que vi que era real a notícia, comentei com alguns amigos que, de imediato, comentaram ao mesmo tempo, o seguinte: "- Quer dizer que fizeram igualzinho ao Iraque, quando derrubaram as estátuas de Saddam Hussein?"
O mais incrível é que o comentário, além de pertinente, tem tudo a ver com o momento que marcou a derrubada das estátuas de Saddam, em abril de 2003, após quase 40 anos de domínio do ditador. Já em Granja, a população assistiu a queda das velas, símbolo do poder feudal de Esmerino Arruda durante 45 anos. As velas existiam acompanhadas de uma frase atribuída ao Filósofo Chinês, Confúcio, que dizia: "Mais vale acender uma vela, que amaldiçoar a escuridão". Segundo informações obtidas pelo blog, logo que as velas tombavam totalmente, uma mistura de euforia, desabafo e esperança em novos dias, explodia entre as testemunhas de um fato considerado histórico. Lembrando que Esmerino Arruda renunciou ao cargo de prefeito em 04 de abril deste ano, após "pipocarem" denúncias sobre desvio de verbas, fraudes em licitações e outros desmandos administrativos. Em seu lugar assumiu Hélio Fontenele, que foi afastado pela justiça em 25 de maio. Hélio já tentou por duas vezes voltar ao cargo através de liminar. A justiça não autorizou. Atualmente o Prefeito de Granja é João Turé, Presidente da Câmara de Vereadores. 

Fonte: Camocim Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário