sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DESCASO E FALTA D'ÁGUA EM CIDADE TURÍSTICA DO CE


A Interrupção do serviço de abastecimento de água ocorreu em uma das cidades turísticas mais famosas e visitadas do estado. O fato se dá em função da negligência da prefeitura local, gerando caos no saneamento básico dos moradores da região. Moradores da comunidade de Córrego do Mourão, situada no município de Jijoca de Jericoacoara, sofrem com condições desumanas há quase quatro anos pela falta de abastecimento de água encanada em suas residências. Não bastasse isso,  falta de escolas, postos de saúde e coleta de lixo são outros problemas que as 86 famílias da comunidade enfrentam até hoje. Durante todo esse tempo, o serviço de abastecimento de água para as famílias vem ocorrendo pela operação carro-pipa, porém a distribuição é bastante precária: não passa diariamente nas ruas, a qualidade da água fornecida é irregular e nem todos os moradores estão sendo beneficiados. Nessas circunstâncias, alguns deles são obrigados a buscar água em tambores nas localidades vizinhas ou até mesmo, se tiver alguma condição a mais, preferem comprar. É o caso do aposentado Pedro Geraldo de Souza, que há dois anos já vem comprando água mineral para suprir as necessidades de seu pai de 92 anos e toda sua família.
Outro grande problema que os moradores do Córrego do Mourão enfrentam é a precariedade no serviço de atendimento à saúde. Há mais de três anos, os moradores Raimundo Nonato da Fonseca e Rita Martins da Fonseca assinaram um documento doando um terreno para a prefeitura construir o Posto de Saúde.  Até hoje a comunidade aguarda a construção do posto. Pior do que isso é saber que crianças e adolescentes, quando chegam no posto de saúde do Baixio, uma localidade vizinha, para fazer algum tratamento odontológico, o dentista despacha os menores e não realiza o serviço, alegando que o posto está sem água. Como se não bastasse, outro problema se manifesta: a única escola que atendia a comunidade de Córrego do Mourão foi desativada. Os alunos estão sendo conduzidos até escolas do Baixio e Borges, em condições precárias de transporte. O antigo prédio da escola foi improvisado para funcionar como posto de saúde, mas as condições e o atendimento também não estão suprindo as necessidades do povo. 
Atualmente Jijoca de Jericoacoara é um dos principais destinos turísticos do Estado do Ceará, com paraísos naturais, lagoas e praias de imensa beleza. A praia de Jericoacoara é uma das mais conhecidas do município e considerada uma das mais belas do Brasil e do Mundo. Defronte a essa beleza, está a localidade do Córrego do Mourão, que por muito tempo vem apresentando um histórico de problemas sociais e tornando uma das regiões com maior infortúnio público. A revolta da população se dá principalmente pelo fato da comunidade ser uma das mais próximas da sede, por outro lado, é a que apresenta os maiores problemas. “Passamos por muitas dificuldades e os problemas estão se agravando cada vez mais, em condições de calamidade total” - afirmam os moradores, desmotivados em continuar vivendo na região. 

Fonte: Camocim Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário