quinta-feira, 20 de setembro de 2012

EM CAMOCIM, RADIALISTA ZEZINHO SILVA É DEMITIDO COM DIREITO À PROPOSTA "ESTRANHA"


Li no Camocim Online

DIRETOR DA RÁDIO DISSE QUE ELE PODE VOLTAR SE QUISER, MAS SÓ "DEPOIS" DAS ELEIÇÕES
Em plena época de efervescência política em Camocim, a conturbada, e até agora, estranha demissão de um radialista vem atraindo mais atenção do que as peripécias dos candidatos a prefeito e vereador. Na última segunda-feira (17), o Radialista Zezinho Silva (foto), líder absoluto de audiência no comando do Programa Grande Jornal, da Rádio Comunitária Pinto Martins 98,7 FM, foi chamado para uma reunião pelo Diretor da Emissora, o Ex-Deputado Edílson Filho, que, segundo Zezinho Silva, deu um ultimato: Ou ele diminuía o tempo do programa ou estava fora da rádio. Surpreso com a atitude do diretor, já que o programa é praticamente o que “carrega” a rádio nas costas, Zezinho teria argumentado que não poderia fazer isso, pois seria um desrespeito ao ouvinte e aos anunciantes, que iriam ter menos espaço diante daquilo que foi acertado anteriormente. No entender de Zezinho, Edílson Filho usou isso como pretexto para demiti-lo da rádio, possivelmente devido à motivação política, já que ultimamente o diretor estava tentando “podar” a sua forma de noticiar fatos que vem acontecendo em Camocim. Mas o mais incrível veio em seguida. 
Vendo que Zezinho não iria aceitar ser controlado, e ter seu tempo de programa diminuído, mesmo porque isso foi apenas a desculpa para conseguir afastá-lo da rádio sem espantar os anunciantes, o diretor teria dito ao Zezinho que ele poderia passar esses dias recebendo sem trabalhar, e que se quisesse, poderia voltar ao comando do programa, sem precisar diminuir o tempo, logo após as eleições, mas desde que fosse só depois das eleições. Zezinho então mais uma vez recusou, afirmando, segundo ele, que sempre trabalhou para receber seu dinheiro, que não iria querer ficar parado e recebendo. Em entrevista à Rádio ontem mesmo, Edílson Filho disse que realmente pediu ao radialista que ele diminuísse o tempo do programa, mas não diz que demitiu Zezinho, e sim que ele está de “férias”, e confirma que afirmou que ele pode voltar se quiser, mas só após as eleições.  A rádio comunitária Pinto Martins está em nome da Associação de Proteção aos Idosos e Adolescentes de Camocim. Mesmo assim, não temos notícia de um programa que seja voltado para tal associação. Além disso, e ainda a respeito da demissão de Zezinho Silva, caso semelhante aconteceu em 2008, quando, antes das eleições daquele ano, conseguiram demitir o Radialista Assis Araújo, da FM Jangadeiro, que na época, fazia um jornalismo também voltado para a utilidade pública, divulgação de desmandos administrativos por parte do poder público municipal.  
Sem a voz de Zezinho Silva, fecha-se um importante canal usado pelos mais pobres, doentes que precisavam de campanhas solidárias, e denúncias que chegavam do povo sobre abusos de poder, descasos, falta de água, saneamento, abandono de obras, e falta de respeito para com a população boa e humilde de Camocim. Para os que desejavam o silêncio diante do caos que vive Camocim, a batalha foi vitoriosa. Já para a democracia e a revelação de fatos como eles devem ser revelados, a perda foi grande. Prova disso é que em seu primeiro programa sem a presença de Zezinho Silva, pouco ou quase nada foi falado de Camocim, como se tudo estivesse às mil maravilhas, adotando o estilo "chinês" de fazer jornalismo. Estilo que é controlado pelo poder. Detalhe: Em 2008, e também antes de uma eleição, o mesmo Edilson Filho havia suspendido Zezinho Silva do Programa, também por motivação política, por não estar “gostando” da forma como Zezinho estava noticiando os fatos que estavam acontecendo na cidade, e que envolviam a administração municipal. Mais uma coincidência? 

Fonte: Camocim Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário